Eu sou do tempo do Dartacão

Recordo-me como se fosse hoje a primeira vez que liguei a televisão e vi o primeiro episódio de Dartacão. Os meus olhos ficaram presos ao ecrã e não pestanejei sequer por nenhum segundo.

Passado uns minutos, os meus olhos encheram-se de lágrimas quando Dartacão deixou a sua mãe e foi para Paris. Grandes memórias!

O ano 1981 foi o ano eleito e memorável a nível mundial. Retrata o início da produção de Dartacão, um grande clássico que ainda hoje é relembrado por mim emuitas pessoas. Em Portugal só se estreou em 1983.

A empresa espanhola BRB Internacional S.A. associada à japonesa Nippon Animation foram as protagonistas que deram corpo e alma a esta enorme adaptação da obra de Alexandre Dumas: “LesTroisMousquetaires”(1844).

Todos os sábados de manhã lá ia eu ligar a televisão na RTP, acompanhada com uma grande tigela de cereais, ver a fantástica história de Dartacão, um cãozinho da Gasconha e os seus fiéis companheiros Atos, Dogos e Aramis. Sempre que passava um episódio, eu estava presente à frente da minha televisão da sala ignorando tudo e todos à minha volta, vivendo as imensas aventuras de Dartacão e vibrando e torcendo para o amor entre Dartacão e Julieta.No total, a série contou com 26 episódios, aproximadamente de 20 minutos cadae em cada um deles eu posso me honra de ter visto.

Mais tarde, uma segunda série surgiu. Porém, o sucesso não foi tão grande quanto a primeira.

Naquela altura eu era uma pequena criança, mas hoje mesmo adulta gostava que este aventureiro e divertido Dartacãonos continua-se a lembrar a vida de uma maneira mais fácil e simples.

A série de Dartacão foi editada em VHS nos anos 80 e atualmente já se consegue adquirir em DVD. Não só a nível televisivo Dartacão deu cartas. Quem não se lembra dos famosos gelados num copo de um protagonista deste clássico ou de trocar cromos para completar a caderneta?

Atualmente, mesmo esta série não passando na televisão, todas as crianças desconhecendo a origem, conhecem o lema “um por todos e todos por um”. Além disso, a música genérica de Dartacão continua ainda hoje presente nas nossas memórias.

Dartacão, Dartacão
Correndo grandes perigos
Dartacão, Dartacão
Perseguem os bandidos
Dartacão, Dartacão
E os três moscãoteiros longe
Vão chegar

Dartacão e os célebres três mosqueteiros merecerão sempre o nosso respeito e ficarão para sempre no nosso coração.

Tags: ,

Leave a Reply